O lançamento do filme “Curta Boi Maracatu” acontece no dia 08 de abril de 2022, no evento “Arcoverde Arte para toda parte – Conhecendo Territórios”, às 18h no Cineclube Segunda Chance na comunidade do Veraneio em frente a Tenda de Encanto das Sete Flechas. Após a estreia do curta, acontecerá à apresentação do Boi Maracatu encerrando a noite com chave de ouro. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita, ressaltando que o filme estará disponível nas plataformas digitais da ACBM na próxima sexta feira dia 15/04 às 19h.
O “Curta Boi Maracatu” traz uma abordagem reflexiva, onde apresenta a trajetória do “Boi Maracatu” desde a sua “criação” ao seu “reconhecimento” divididos em depoimentos de pessoas que viveram essa trajetória, saboreando as derrotas, conquistas e reconhecimentos do grupo cultural. O Boi Maracatu é, antes de tudo, uma brincadeira, más também é uma festa de manifestação popular que se caracteriza como teatro na rua, o chamado auto popular ou auto dramático do bumba-meu-boi.
SINOPSE:
O “Curta Boi Maracatu” é um documentário que retrata a manifestação folclórica do bumba-meu-boi de Arcoverde, município de aproximadamente 80.000 mil habitantes no Sertão do Moxotó no estado de Pernambuco, a 252 km de Recife, no norte do Brasil. A história do Boi Maracatu inicia-se na cidade de Arcoverde no sertão do moxotó (portal do sertão), mais especificamente na comunidade da boa vista onde a mais de 18 anos vem desenvolvendo trabalhos e intercâmbios em conjunto com as comunidades periféricas. Hoje em dia o Boi Maracatu é conhecido como uma das principais manifestações da cultura popular e folclórica de Pernambuco sendo o Hexacampeão pernambucano na modalidade boi de carnaval.
O documentário que retrata a história de personagens reais e suas vivencias como brincantes populares e que compõem a brincadeira e suas formações durante anos em uma caminhada árdua entre alegrias, tristezas, conquistas, vitórias e derrotas. Mostrando as suas participações como brincantes e fãs dessa grande carreira hoje concebida e reconhecida com todos os envolvidos. Durante o decorrer do filme esses depoimentos falam sobre a superação, conquistas, derrotas, preconceitos, inserção, formação e a importância de sua continuação.
CRÉDITOS
Diretora/Produtora Cultural: Jane Cléa Neves da Rocha
Co-direção/Roteirista: Everaldo Marques
Co-roteirista/fotografo: Mateus Manoel
Captação de imagem: Rodrigo Silva
Edição: Kleber Gomes / CDM Produtora
Intérprete de Libras: Francyscleyde Silva
INCENTIVO:
Edital Criação, Fruição e Difusão 2ª Edição - LAB PE 2021
REALIZAÇÃO:
Associação Cultural Boi Maracatu
ENTREVISTADOS:
Marcia Moura
Amanda Lopes
Ewerton Macena
Eshilley Alves
Ericles Macena
Severina Lopes
Romualdo Freitas
AGRADECIMENTOS:
Associação Cultural Boi Maracatu
Associação Cultural Boi Estrelinha
LICBOIS de Arcoverde
Museu do Samba de Coco das Irmãs Lopes
Tenda de Jurema Encanto das Sete Flechas
CDM Produtora
Comments