III Encontro de Bois e Ursos de Arcoverde
A cidade de Arcoverde mostra, cada vez mais, o quanto o movimento cultural pulsa em suas veias. No próximo dia 18 e 19 de novembro, a Liga Cultural dos Bois e Similares de Arcoverde, realiza o III Encontro de Bois e Ursos. O evento é aberto e gratuito, conta com o apoio da Prefeitura, SESC e Neuro Imagem de Arcoverde e vai ser realizada a partir das 15h na Estação da Cultura, na AV. Zeferino Galvão antiga Estação Ferroviária. Desta vez, o homenageado será Everaldo Marques, presidente da LICBOIS de Arcoverde, que foi eleito pelos demais pelos destaques em luta diária por essas manifestações.
A programação já está praticamente definida. A Abertura Oficial vai ser feita pelo Boi Maracatu, agremiação presidida pelo homenageado do III Encontro de Bois e Ursos (Everaldo Marques) que vai apresentar sua performance da música tema: “Meu Arcoverde”, uma composição de Everaldo Marques com arranjos da orquestra Boi Maracatu. Em seguida o lindo espetáculo Obá Aiyê (grupo cultural de matrizes africanas) saudando os orixás e logo depois os caboclinhos da jurema trazem suas danças e canções com muito brilho e energia baseados na jurema sagrada. Então começam os desfiles dos ursos e dos bois que vão obedecer a uma ordem de chegada, facilitando com que o público deleite-se com suas chegadas. :
Bois:
Boi Maracatu (Arcoverde)
Boi Estrelinha (Tacaimbó)
Boi Misterioso (Arcoverde)
Boi Cafuné (Arcoverde)
Boi Boiola (Arcoverde)
Boi Maluco (Arcoverde)
Boi Milagroso (Arcoverde)
Boi Fantástico (Arcoverde)
Boi Arco de Ouro (Arcoverde)
Boi Estrela Solar (Arcoverde)
Boi Arcoverde (Arcoverde)
Boi Dourado (Arcoverde)
Boi Valente (Arcoverde)
Boi Alegria (Arcoverde)
Boi Bola de Fogo (Arcoverde)
Boi Estrela Maluquinha (Arcoverde)
Boi Maracatu (Arcoverde)
Ursos:
Urso da Peleja (Arcoverde)
Urso da Bagunça (Arcoverde)
Urso da Cara Preta (Arcoverde)
Urso Catatau (Arcoverde)
La Ursa Rosinha (Arcoverde)
Urso Atrevido (Arcoverde)
Urso Vira Mundo (Tacaimbó)
Urso Pé de Lã (Arcoverde).
Homenageado da 3ª Edição
Mestre Everaldo Marques
Arcoverde, hoje, intitulada terra da Folia dos Bois, brinda a mais um mestre que nasce da Cultura Popular chamado Everaldo Marques: seguimento de Bumba meu boi. natural de Arcoverde, Everaldo Marques resgata há dez anos o folguedo popular do bumba meu boi que a décadas estava menos apreciado e quase esquecido. Atualmente os artistas, mestres e brincantes de boi tem um olhar direcionado para Everaldo Marques por sua dedicação a cultura dos bois e similares da cidade.
Depois de uma passagem em Pesqueira, Everaldo volta a Arcoverde e dá início a sua carreira artística. Em 1999 ele embarca no espetáculo Troupernas de pau de teatro: grupo esse criado pela Trupe Espantalho antigo grupo teatral da cidade; e segue capacitando-se em vários trabalhos e oficinas artísticas. Em 2002 aprofunda-se numa pesquisa cultural dos bois e ursos de Arcoverde que, embora adormecida, ainda se encontrava outros que desfilavam pelas ruas no período de carnaval. Foi quando esse grande expoente atuante do popular criou o Boi Maracatu, que hoje é referência do Bumba meu boi no Estado pelo Trabalho rico, respeitando toda brincadeira repassada pelos mestres mais antigos. Aos poucos Everaldo Marques sente a necessidade de fortalecer a tradição dos bois e similares em Arcoverde, e foi batendo de porta em porta – fazendo Chuva ou sol – que foi surgindo diálogos com alguns mestres que veio a explosão e ferveção desse seguimento contemporaneamente em Arcoverde.
Everaldo sai em busca de mais, e logo encontra a Federação de Bois e Similares de Pernambuco em Recife, é quando juntos criam a Liga Cultural dos Bois e Similares de Arcoverde. Houve uma junção com mais cinco agremiações de bois da cidade, então ele inicia mais um ciclo cultural fundando oficialmente a LICBOIS – Liga Cultural de Bois e Similares de Arcoverde, fortalecendo o quadro cultural da cidade. Com muita dedicação, respeito, e preservação a tradição é repassada para novas agremiações, no intuito de fortalecer um grande patrimônio de bois e similares deixado pelo grandioso Zé Alagoano, Biu Neguinho, Ivo Lopes, Emídio Neves e finalmente Luiz Preto: o fundador do Boi Labaredas, que garante a expressão desenvolvida por mais de trinta agremiações de Bois, ursos e Similares de Arcoverde. Fazemos questão de, hoje, buscarmos sempre a união e respeito entre todos que fazem bois e similares com um olhar especifico para esse grande artista e mestre da cultura popular, nossos saudosos respeitos a esse mestre que é Everaldo Marques.