Na sexta-feira, dia 16 de novembro, a Liga Cultural dos Bois e Similares de Arcoverde, realiza o IV Encontro de Bois e Ursos. O evento é aberto, gratuito e conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Comunicação da Prefeitura Municipal de Arcoverde. Desta vez, o homenageado será José Márcio, fundador do Boi Estrelinha, que faleceu este ano.
A programação já está praticamente definida. A Abertura Oficial vai ser feita no Esporte Clube, com uma Roda de Mestres da Cultura Popular, que começa às 10h e pretende reunir as lideranças dos Bois, Ursos, Samba de Coco, Maracatu e Reisado, entre outros, para discutir a questão das políticas culturais diante das mudanças políticas do País. Das 13h às 14h, haverá uma oficina de dança popular, também no Esporte Clube, aberta a quem quiser participar.
Às 16h, vai sair da Estação da Cultura um cortejo de ursos e bois, que vai desfilar até a Praça Winston Siqueira, entre eles o Boi Estrela Solar, Boi Cafuné, Boi Fantástico, Boi Maluco, Boi Estrelinha, Boi Milagroso, Urso da Bagunça, Urso da Peleja, La Ursa Rosinha, Urso do São Cristóvão, Urso Vira Mundo, Urso da Cara Preta, além da participação dos Jaraguás sertanejos e outras atrações.
Homenageado da 4ª Edição
In Memorian o Mestre José Márcio
Arcoverde, hoje, intitulada terra da Folia dos Bois, brinda a mais um mestre que nasce da Cultura Popular chamado José Marcio: seguimento de Bumba Meu Boi. Natural de pesqueira. Atualmente os artistas, mestres e brincantes de boi tem um olhar direcionado para José Márcio por sua dedicação ao Boi Estrelinha. Nascido em Pesqueira, em 27 de junho de 1978 dedicou sua vida ao Candomblé e a Artes Popular, daí capacitando-se em vários trabalhos e oficinas artísticas. Artista, Ator, Revolucionário, Pai, Amigo, Brincante. Hoje essa Homenagem vai para ti.
“Dediquei minha vida a minha espiritualidade e a arte, pois sabia que se todos que eu fizesse brilhar eu brilharia junto, o Boi Estrelinha só reforça o que digo, depois de minha passagem por Pesqueira e Tacaimbó, Arcoverde me fortalece e me abraça junto ao bumba meu boi, não me arrependo de nada.
Paz, Saúde e Sucesso”.
José Márcio Vieira da Silva In Memorian